Fonte: Melissa Maciel, da redação do Muticom.org
O Mutirão oportunizou a partilha de experiências entre os participantes dos mais diversos países da América Latina e Caribe nas oficinas, onde o sentido do evento de “construir juntos” se concretizou.
Dentre as 51 oficinas oferecidas no evento, destacaram-se pela enorme participação do público as seguintes:
Pastoral da Comunicação. O que é e como se faz
Buscou a realização do exercício da cidadania como comprometimento da comunidade e de seus membros através de uma pastoral comunicativa, aberta à participação de todos na construção do Reino. A coordenadora da atividade, Irmã Élide Fogolari, afirmou que devemos todos descobrir o comunicador que existe em cada um, para assim explorar as várias faces da comunicação a serviço do projeto de evangelização.
Novas linguagens nos areópagos modernos
A proposta da coordenadora Maria Eugenia Aguado foi de promover um espaço de trabalho para junto aos participantes, iluminar a proposta da pastoral universitária a nível nacional. Existem muitas perguntas sobre como ocupar o espaço universitário com uma comunicação evangelizadora. É desafiante a partilha de propostas, mas é cada vez mais necessário conhecer iniciativas e discutir alternativas no encontro de uma nova linguagem, uma nova cultura mais participativa, interativa e humanista.
Bíblia e Ecologia – Por uma espiritualidade Cristã Ecológica
O cheiro de ecologia através de ervas e sementes fez parte do ambiente onde a oficina se realizou. Utilizando o método VER, JULGAR e AGIR a atividade propôs o enfrentamento dos desafios socioambientais à luz de uma contribuição da fé cristã. “A ação em defesa da vida não pode ser movida pelo medo das catástrofes, mas pelo amor aos pobres, à natureza e à criação”, falou Natália Soares, coordenadora da oficina.
Comunicação no diálogo entre culturas: mídias e cidadania das migrações transnacionais
A oficina focou a apresentação e debate de dados e pesquisas sobre mídias, cidadania e migrações. Teve como objetivo reforçar a visibilidade e intercâmbio do conhecimento acadêmico, e não acadêmico, produzidos sobre as migrações, visando a organização de políticas de comunicação e de cidadania das migrações contemporâneas.
Este importante espaço do Mutirão ocorreu nos dias 4, 5 e 6, durante o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, com enorme participação. O aprendizado, a partilha e a confraternização, marcaram as oficinas do Muticom.
No Response to "Partilha de práticas comunitárias foram à proposta das oficinas do Mutirão"
Postar um comentário