quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dom Claudio Celli exorta comunicadores a escutar a Deus

Categories:

Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações fez conferência de abertura do Muticom


FONTE: Redação Rádio Migrantes
Roseli Lara – MTB 0088-MS

O desafio para a Igreja não são as novas tecnologias, os meios em si, mas o conteúdo que os comunicadores têm a oferecer, “porque a autêntica comunicação nasce da escuta do Senhor”, disse Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações, na conferência de abertura do Muticom.

O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe foi aberto oficialmente na noite de quarta-feira (3) no salão do Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre, com 1.200 participantes inscritos.

Ressaltando que no complexo modelo de comunicação, onde figuram as redes sociais, os usuários são também produtores de comunicação e as comunidades podem assumir como protagonistas de sua própria transformação, o representante do Vaticano exortou os comunicadores a trabalhar pela paz e pela justiça.

Dom Claudio lembrou que a comunicação pode promover a igualdade ou então perpetuar as estruturas de violência. “Em nossa sociedade, há muitos avanços tecnológicos e uma enorme distância entre ricos e pobres, e nos países chamados cristãos, e tanto o capitalismo como o socialismo, prometerem estruturas justas, mas suas promessas se mostraram falsas”, enfatizou.

Citando a encíclica Caritas In Veritat de Bento XVI , ressaltou que não basta o progresso tecnológico porque o desenvolvimento precisa ser integral e é preciso que os meios estejam preocupados com a verdade e a solidariedade.

Durante seu pronunciamento, o presidente do Pontifico Conselho para as Comunicações Sociais, chamou atenção para os conteúdos produzidos. Observou que só tem uma mensagem transformadora o comunicador que primeiro encontra espaço para ouvir a Deus. “Para os comunicadores, a primeira tarefa é calar e escutar o Senhor, só assim, nascerá o anúncio apaixonado da Palavra. Na cultura da comunicação é preciso contemplar, dedicando tempo para estar com Deus e ganhar seu amor e sua misericórdia. Da oração autêntica nasce o amor e o serviço”, indicou Dom Cláudio.

O representante do Vaticano destacou ainda que “comunicação é serviço, é antes de tudo um ato de amor e os comunicadores são chamados a realizar essa diaconia, de uma comunicação que serve”. Por isso, disse, o Mutirão de Comunicação pode ser uma ocasião para uma auto avaliação dentro e fora da Igreja, a fim de perceber se as comunidades vivem os valores comunicativos que desejam ver nos meios.

Lembrou que os primeiros cristãos não consideravam seu anúncio como propaganda para aumentar o grupo, mas porque acreditavam num Deus puro e verdadeiro. Outro aspecto importante ressaltou Dom Claudio Maria Celli é a comunicação interna na Igreja, um aspecto que não pode ser deixado de lado.

O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações anunciou o lançamento do portal Inter Mirifica do Vaticano, para integrar os conteúdos católicos produzidos por diversos meios. O endereço é www.intermirifica.net/information/search.aspx.


Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "Dom Claudio Celli exorta comunicadores a escutar a Deus"

Postar um comentário