terça-feira, 8 de junho de 2010

Escola acelera integração de refugiados no Rio Grande do Norte

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NATAL, Brasil, 4 de junho (ACNUR) - Com muita força de vontade, a refugiada colombiana Marta Gesênia, 31 anos, decidiu matricular sua filha de dois anos em uma creche no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte. Decidida a reconstruir sua vida no Brasil, onde está reassentada com a família desde dezembro de 2009, ela foi ao Centro Municipal de Educação Infantil Ivania Soraia (CEMEI) para pedir que sua filha freqüentasse a escola.

Auxiliada por um dicionário, ela explicou à direção da creche a situação especial em que se encontrava com sua família e a necessidade de prover educação para sua filha. Sensibilizada com o pedido, a direção da creche concordou em efetuar a matrícula, e hoje a pequena Oriana convive e brinca com outras crianças brasileiras em uma instituição pública de ensino.

A história de Gesênia e sua família, que deixaram a Colômbia devido à perseguição de grupos armados irregulares, é um exemplo de como a educação tem funcionado como uma importante ferramenta para a integração dos refugiados reassentados no Rio Grande do Norte.

Os pais se beneficiam com a matrícula dos filhos nas escolas, pois têm a oportunidade de buscar emprego e acelerar o processo de integração local em uma nova sociedade. “A vantagem de poder deixar minha filha em uma creche de confiança é ter parte do meu dia livre para me dedicar aos estudos, cuidar da casa e participar dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa de reassentamento”, afirma a colombiana Gesênia.

Leia mais em:
http://www.acnur.org/t3/portugues/


ACNUR Brasil
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