Fonte: Agência EFE
Uma coalizão de 14 grupos cívicos dos Estados Unidos e dez indivíduos entabularam uma ação contra as autoridades do Arizona para frear a lei SB 1070, que criminaliza os imigrantes ilegais nesse estado. O requerimento perante um tribunal federal em Phoenix (Arizona), acontece às vésperas da primeira visita oficial aos EUA do presidente mexicano, Felipe Calderón, nesta quarta-feira, e em um momento de grande tensão entre dois países devido à medida promulgada no dia 23 de abril.
Tanto a lei como a ação são sintomas da inação do Congresso a respeito de uma reforma migratória que resolva o problema da imigração ilegal nos Estados Unidos.
"Estamos apresentando a ação de maior alcance contra essa lei do Arizona para impedir que entre em vigor", explicou Lucas Guttentag, diretor de assuntos migratórios da União de Liberdades Civis dos EUA.
A lei SB 1070 permite que a Polícia detenha qualquer pessoa suspeita de ser imigrante ilegal e criminaliza aqueles que não carregarem documentos que comprovem seu status migratório.
Segundo os ativistas, a SB 1070 interfere com a autoridade do Governo em assuntos de imigração e viola uma cláusula da Constituição que estabelece a "supremacia" das leis federais sobre as estaduais; legaliza a discriminação racial e viola o direito à liberdade de expressão, consagrado na Primeira Emenda.
No Response to "Coalizão aciona justiça contra lei anti-imigração"
Postar um comentário