segunda-feira, 29 de março de 2010

Maior utilização da mídia defendida para promover língua portuguesa

Categories:

Fonte: Portugal Digital

"É comum vermos, em Bissau, as pessoas com seus radinhos, pelas ruas. É um objeto de fácil aquisição. Lá se compra um rádio de pilhas por uma quantia equivalente a R$ 10,00. Por isso, acreditamos que o rádio ainda é um grande instrumento que pode ser utilizado na divulgação da língua portuguesa em muitas comunidades", defendeu Sónia Rocha, coordenadora de assuntos culturais do Centro Cultural Brasil-Guiné-Bissau.

O discurso da representante da Guiné Bissau na conferência sobre o futuro da Língua Portuguesa no mundo defendeu maior visibilidade da língua portuguesa a nível internacional. Sónia Rocha citou como exemplo o trabalho que vem fazendo em Bissau, na rádio católica Sol Mansi – que quer dizer amanhecer, no dialeto crioulo.

Sónia é responsável por colocar no ar um programa semanal, de 40 minutos, das 18h30 às 19h10, sempre às sextas-feiras. "O programa é dirigido ao público jovem e procuramos utilizar uma temática com notícias sobre a cooperação entre o Brasil e Guiné, com música, noticias e informações sobre o Brasil, sempre fazendo um link entre os temas a fim de despertar o interesse dos ouvintes", explicou Sónia.

As sessões de trabalhos da conferência, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, renderam muitas sugestões que deverão viabilizar a expansão da língua portuguesa internacionalmente.

Após uma sessão inaugural concorrida, no sábado as sessões prosseguiram inflamadas por discursos repletos de sugestões e os participantes se empolgaram com as propostas.

As sugestões apresentadas, convergiram para uma mesma ideia: que as iniciativas em prol da língua portuguesa utilizem ainda mais os meios de comunicação.

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "Maior utilização da mídia defendida para promover língua portuguesa"

Postar um comentário