segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Trinta e sete países são esperados pela organização do Muticom

Categories: , , ,

Fonte: Redação Rádio Migrantes

Roseli Lara MTB/0088/MS

O Mutirão da Comunicação América Latina e Caribe é uma iniciativa que se realiza no Brasil desde 1998, como uma oportunidade para o intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento sobre os temas da comunicação e da sociedade.

Um espaço para reunir os comunicadores, acadêmicos e porta-vozes das novas experiências de comunicação que surgem na sociedade, nos movimentos e nas organizações sociais.

Permanece previsão de muito calor em Porto Alegre. Na Quarta-feira(03), temos ainda o encerramento do Encontro Continental de Jovens, refletindo sobre cultura solidária numa perspectiva juvenil latino-america e caribenha. O encontro vem refletindo sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens e as Campanhas de Solidariedade ao Povo do Haiti.

Logo após a abertura no salão de eventos da PUC com a conferência do Mons. Claudio Maria Céli, Presidente do Pontíficio Conselho das Comunicações Sociais do Vaticano, teremos um debate sobre os processos de comunicação e cultura solidária, com apresentação de Lauro Quadros, da Rádio Gaúcha e Washington Uranga da Argentina.

Na quinta-feira, conferência com Pedro Ribeiro de Oliveira, com coordenação de Ana Maria Rodriguez, presidente da Organização Católica Latino Americana e Caribenha de Comunicação. À tarde, teremos os seminários temáticos, coordenados por acadêmicos com os temas:
- Novo cenário político regional e políticas de comunicação, com Rosa Alayza do Peru; novos processos de comunicação nos diferentes atores sociais, com Wrana Panizzi do Brasil; meios públicos e direito à comunicação, com Guillermo Mastrini da Argentina; ética da comunicação na perspectiva de direitos, com Gabriel Jaime Pérez da Colômbia; comunicação ante o Deus da esperança, com Joana Puntel.


-No dia 05:
Conferência:
- Economia e comunicação na era digitalConferencistas: Rubens Salvador Bordini (Brasil)Luciano Sathler (Brasil)

- Seminários:
Concentração da propriedade nas comunicações e relações de poderPainelista: Martín Becerra (Argentina))

Sociedade da informação, processos de digitalização e convergência tecnológicaPainelista: Carlos Eduardo Cortés (Colômbia)

Nova realidade econômica latino-americana e suas conseqüências na comunicaçãoPainelista: Pedrinho Guareschi (Brasil)

Economia solidária e processos de comunicaçãoPainelista: Paul Singer (Brasil)

Deus como “mercadoria” na era digitalPainelista: Leomar Brustolin (Brasil)
No dia Dia 6 de fevereiro
Conferência: Comunicação no diálogo das culturasConferencista: Washington Uranga (Argentina)
Seminários:
Comunicação nas diferenças e no conflitoPainelista: Jesús Galindo Cáceres (México)

Comunicação no diálogo ecumênico e inter-religiosoPainelista: Dennis Smith (Guatemala)
Novas linguagens nos processos de inculturação do EvangelhoPainelista: Paulo Suess (Brasil)
Comunicação dos silenciados e processos de resistênciaPainelista: María Cristina Mata (Argentina)

Teologia e comunicação na sociedade do conhecimentoPainelista: Mons. Urbano Zilles (Brasil)

Dia 7 de fevereiro
Exposição sobre Processos de Comunicação e Cultura Solidária: construção de cenários de futuro, a cargo do comitê acadêmico do Mutirão, com síntese dos trabalhos e da proposta da carta. A celebração de encerramento será no domingo, ás 18h, com a Leitura da Carta de Porto Alegre. Já estão disponíveis 61 textos acadêmicos.

O que interessa muito à Rede Scalabriniana são os debates sobre:
- Mídias e Cidadania das Migrações Transnacionais – Migrações Transnacionais e Internet. Vão ocorrer nos dias 04 e 05 de fevereiro, das 14 às 17h, tendo como mediador Mohamed Elhaji, doutor em comunicação e Cultura e professor de pós-graduação na federal do Rio de Janeiro. As temáticas serão: Mídias e Cidadania das Migrações Transnacionais em Porto Alegre e Barcelona, um case dos trabalhadores gaúchos na China, a construção da identidade pela fotografia, e um panorama das rádios bolivianas em São Paulo.



Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "Trinta e sete países são esperados pela organização do Muticom"

Postar um comentário