As longas filas para obtenção do visto americano pelos turistas brasileiros afetam a imagem dos Estados Unidos no Brasil, mostra um relatório de uma auditoria realizada pelo próprio Departamento de Estado americano.
O documento com as conclusões de uma inspeção sobre as atividades da embaixada e dos serviços consulares mantidos pelos EUA no Brasil revela inúmeros problemas da missão americana no País. O relatório, obtido pelo iG, traz também em suas 148 páginas recomendações para melhorar os serviços prestados.
Entre as sugestões apontadas para minimizar as dificuldades, principalmente no consulado-geral de São Paulo, a sala de espera precisa ser expandida, mais guichês de atendimentos são necessários e a adoção de um sistema mais eficiente para a organização das filas deve ser implantada.
Uma lei dos anos 1980 obriga a realização periódica de inspeções sobre as missões americanas ao redor do mundo. O trabalho dos auditores americanos no Brasil foi realizado entre agosto e novembro de 2007. O relatório é datado de março de 2008, mas sua divulgação se tornou pública neste início de 2010.
Os EUA possuem embaixada em Brasília e três postos consulares em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, onde são emitidos os vistos para não-imigrantes. "O desempenho da seção é excelente sob condições muito estressantes", diz o relatório, indicando que os funcionários procuram ideias ao redor do mundo para adaptá-las a realidade de São Paulo.
Os auditores dizem que as projeções sobre a demanda por vistos no Brasil superaram em 2007 o planejado apenas em 2014. Segundo o relatório, a seção consular de São Paulo, uma das maiores do mundo, faz uma média diária de 150 entrevistas, podendo chegar a 200 entrevistas diárias. Mais de 1,5 mil pessoas marcam diariamente ponto na frente do consulado paulista.
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