sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rondas voluntárias já circulam por ruas de cidades italianas: em vigor a nova lei de segurança‏

Categories: , , , ,


Fonte: Oriundi
Denúncias contra a presença de imigrantes ilegais em várias cidades do país, além da prisão de dois marroquinos em Pescara, marcaram o primeiro dia da nova lei de segurança da Itália. O final de semana, além de declarações do presidente Giorgio Napolitano, destacando que a integração dos imigrantes é um direito fundamental, registrou também as primeiras movimentações das rondas voluntárias, que provocaram mais reações negativas entre a população italiana do que aprovação.

Mesmo em cidades do Norte do país, onde é forte a presença da Lega Nord, de viés conservador, muitos prefeitos já anunciaram que não incentivarão a constituição das rondas.

Autorizadas no contexto da nova lei de segurança, em vigor desde o último sábado (08), que prevê multas pesadas e até prisão para quem acobertar ilegais, as rondas foram regulamentadas no sábado, por meio de um decreto do ministro do Interior. Chamadas de “observadores voluntários, as associações que poderão prestar esse serviço, de forma gratuita, devem ter, conforme o decreto, a finalidade de solidariedade social no âmbito da segurança pública.

Entre os requisitos exigidos, ainda segundo o decreto, para os voluntários estão idade não inferior a 18 anos, não estar denunciado ou condenado pela justiça, e a adesão sem o propósito de incitamento à discriminação ou à violência por motivações raciais, étnicas, nacionais ou religiosas. Para prestar o seguro, os observadores deverão fazer um curso de formação organizado pela região ou pelas autoridades locais.

A presença dos voluntários nas ruas, na maioria dos casos, provocou reações de censura por parte da população. Mesmo assim, houve quem apoiasse o movimento considerando que ele pode contribuir para melhorar a segurança.

Matéria recebida por mail de: pbe.cnbb@ccm.org.br

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "Rondas voluntárias já circulam por ruas de cidades italianas: em vigor a nova lei de segurança‏"

Postar um comentário